segunda-feira, fevereiro 27, 2006

"Morangos com Açúcar" continuam a dar que falar...

Retirei este texto do blog do Professor Rogério Santos "http://www.industrias-culturais.blogspot.com/ sobre a novela "Morangos com Açúcar".
************************************************************************************
"A nova série, para além do uso mais intenso da cor nos fundos como as paredes ou as portas - quase diria fauve -, faz apelo à banda desenhada e à câmara rápida. À banda desenhada porque insere palavras ou expressões, para reforço da cena. Não é arte conceptual, mas usa o princípio. À câmara rápida, porque, quando importa chegar a uma cena e em vez de um raccord, faz correr mais velozmente os movimentos dos actores. E, como substituição de cortes rápidos de planos, produz fade outs com desenhos: corações, linhas verticais, linhas horizontais, enquanto se esbate o plano com as personagens. Deste modo, há um apelo à cultura visual - cor, alteração dos planos, uso da escrita para reforço das ideias -, o que torna a série mais apelativa, sem esquecer o óbvio conteúdo das histórias. É que, se a narrativa decorre num espaço determinado - a escola -, o que se mostra não é o trabalho inerente a esse espaço, mas os intervalos entre aulas, o que se passa no bar. Há, assim, uma transferência de local de trabalho para local de lazer, de usufruto, onde o vestuário, as pequenas intrigas (ciúmes, enamoramento, zangas e pazes) são as matrizes dessa narrativa. Já a presença dos "cantores" dos D'ZART enquanto personagens fulcrais da novela reforça a cumplicidade entre narrativa e simpatia dos fãs da banda e da série. Acresce-se que a passagem de Morangos com açúcar no horário nobre a seguir ao noticiário das oito da noite - ontem, por exemplo -, significa uma aposta forte do canal televisivo, antes da série também portuguesa de O inspector Max."
************************************************************************************
Este texto refere-se á série que está actualmente em exibição na TVI, enquanto que o trabalho que fiz com duas amigas em 2004/2005 se referia à primeira série de novela. Sobre este trabalho já escrevi um texto no blog.
Penso que a opinião do Professor Rogério Santos nos ajuda a compreender o sucesso deste fenómeno chamado "Morangos com Açúcar".

1 comentário:

Anónimo disse...

boa tarde, estou a fazer um trabalho para comportamento do consumidor com um tema semelhante ao vosso.será que m podem ceder o trabalho para me apoiar n minha pesquisa?
xpero pela resposta, o meu mail é celestegome@gmail.com, obrigado